Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Pesquisar

 


Pescar ao Corrico na Ericeira

Sábado, 14.02.09

 

 

 

Características dos pesqueiros:

Os pesqueiros das praias da Ericeira diferem da maioria dos pesqueiros da costa portuguesa, são essencialmente pesqueiros constituídos por fundos de extensa lajes e pedras, sendo rara a presença de areia.
As lajes esburacadas encontram-se impregnadas de fauna e flora. Mexilhão, lapas, percebes, abundam por cima das lajes, nos buracos, ouriços, polvos, caranguejos, camarinha, cabozes e pequenos peixes juvenis. Com esta abundância de alimento compreende-se o porquê do peixe abeirar nestes pesqueiros. Como as características destes pesqueiros pouco ou nada se alteram com o passar dos anos devido à escassez de areia, é normal encontrar os robalos nos mesmos locais ano após ano.

Mar e marés:

Para a prática do corrico aconselha-se um mar fraco ou moderado, sem enchios. Como estamos a pescar com bóia de agua ou buldo e amostra o mar não convém estar muito forte pois prejudica o trabalhar da amostra. Por outro lado o mar de enchios faz com que tão depressa estejamos a pescar em seco como de repente tenhamos a água pela cintura o que se torna perigoso além do peixe não abeirar tanto com este tipo de mar refugiando-se em águas mais profundas.

Como estamos a pescar em fundo de laje as ondas rebentam longe espraiando depois ao longo da laje, sendo muitas vezes nessa espuma branca que se dão os ataques do peixe.

Quanto à maré é normalmente na baixa-mar que se registam melhores resultados. É nessa altura que temos melhor acesso aos locais por onde os robalos se costumam alimentar. Se a baixa-mar coincidir com o nascer ou pôr-do-sol melhor pois o robalo mostra-se nestas alturas mais activo e menos desconfiado abeirando mais na busca das suas presas. É portanto normal nas duas horas que antecedem a baixa-mar e uma hora após a mesma que se observem numerosos pescadores a tentarem a sua sorte enquanto na preia-mar é raro ver-se alguém corricar, optando-se nesta fase da maré pelo spinning com amostra directa.

Época do corrico ao robalo:

O Inverno é sem dúvida o ponto alto da presença destes predadores junto da costa nesta zona, é que nos meses de Janeiro e Fevereiro estes predadores juntam-se para a desova sendo normal observar nas paredes da onda grandes cardumes de robalos, não significando porém isto sinónimo de uma grande pescaria pois nesta fase muitas vezes os robalos não reagem à passagem da amostra o que provoca por vezes uma certa frustração no pescador pois eles estão ali tão perto e nada podemos fazer a não ser voltar noutra altura.

No entanto, o final do Outono e a primavera também são épocas propícias para a captura do robalo. Isolados ou em pequenos grupos no Outono o robalo prepara-se para a época da desova alimentando-se de camarinha, caranguejos, polvos e pequenos peixes como cabozes e juvenis de tainhas e sargos entre outros. Na primavera e após a época da desova o peixe necessita de recuperar energias, sendo também esta época excelente para corricar, pois o peixe anda bastante activo e é possível observá-los a perseguirem cardumes de petinga que entretanto fazem a sua aparição junto à costa.

 

 

Equipamento e acessórios:


Como vamos estar em média duas ou três horas a corricar, é importante usarmos uma cana leve e confortável, assim como um carreto resistente com um bom ratio de recuperação. Nestes pesqueiros da Ericeira o uso de canas próprias para o buldo, mais leves e curtas (entre 3,60m e 4,50m) tornam a jornada menos cansativa, pois vamos fazer dezenas de lançamentos seguidos e respectivas recuperações. No entanto é frequente o uso de canas de fundo com 5m no corrico, mais pesadas, mais duras, mas muitos pescadores preferem estas canas pois dão-lhes mais segurança na eventualidade de ferrarem um robalo de grande porte, além de poderem meter mais carga na bóia para alcançar maiores distâncias.

Na minha opinião as canas próprias para buldo são tão eficazes como as outras quer em termos de distância no lançamento, quer na recolha de um grande exemplar. Quanto à linha a utilizar no carreto temos quem use multifilamento 0,16 a 0,20 mm com shockleader em nylon a terminar em 0,50 mm, ou uma opção mais económica de monofilamento 0,30 ou 0,35 mm de boa qualidade e que na minha opinião também deve de ter um shockleader a terminar em 0,50 mm, pois são muitos lançamentos seguidos o que pode provocar a ruptura do monofilamento. Por fim o uso do vadeador é também indispensável pois vamos pescar muitas vezes com água pelos joelhos o que nos permite ganhar mais uns metros o que por vezes dita a sorte da nossa pescaria.

 

 

 

  

As montagens e amostras são talvez quem mais influencia o resultado da pesca, pois são estas últimas que vão atrair e ferrar o robalo. Nestes pesqueiros nas praias da Ericeira as montagens são elaboradas quase sempre com bóia de água, isto porque montagens com chumbadas têm tendência a prender nas pedras e acontece a consequente perda de material.

 

 

Vou por isso apenas falar de montagens com bóia de água. A mais utilizada é constituída por uma bóia de água com alfinete e destorcedor simples, um estralho de monofilamento entre 0,30 e 0,40 mm com uma média de comprimento a rondar os dois metros ao qual se prende a amostra. Depois temos variantes dentro desta montagem que ficam ao gosto de cada pescador, se queremos que a amostra afunde mais para trabalhar a meia agua pomos um ou mais chumbos fendidos no estralho perto da amostra, se queremos pescar perto do fundo pomos chumbinhos ou areia dentro da bóia de água de modo a esta afundar e pescar mais abaixo, tudo isto varia consoante a forma como o robalo se anda a alimentar e o estado do mar. 

 

Boas Pescarias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por João Silva às 16:09

5 comentários

De Sargalhao a 01.11.2009 às 10:30

Bom dia,

Gostei efectivamente do mod como fazem a descriçaõ do vosso mar, assim como dos aparelhos que usam no corrico.
Continuem.
Boas pescarias!

De Bruno Pereira a 02.03.2010 às 23:16

Bom "artigo", mas ando a necessitar de ver alguém a praticar a serio.
Comprei material para começar, infelizmente o sucesso não tem sido muito.
Apesar de já ter tido 2 ferrados e ver-lhes a "cor" ... lá se desferraram. (S. Lourenço)
Quando fores avisa,e te apetecer companhia. Por norma estou sempre aqui para os lados da Ericeira. ( Especialmente de Sexta a Segunda)
cbgpereira@hotmail.com

De João Silva a 20.03.2010 às 20:58

Tenho andado um pouco ausente, tanto do blog, como das pescarias.

Certo amigo, assim que se proporcionar, conte com o meu contacto!

Abraço e continuação de boas pescarias.

De Pedro Franco a 30.04.2011 às 21:04

Ora ai está alguém que conhece a costa da Ericeira como eu.
Mas eu pesco maioritariamente à bóia na praia Sul, Cesar , matadouro, ribeira dílhas , cavalinho e coxos.
tambem faço uns lances ao corrico mas a minha onda é a bóia.
Saudações piscatórias

Pedro Franco
http://pescadecana.blogspot.com

De Mauro a 02.06.2015 às 10:01

Do best que ja vi na net...partilha de tecnicas e experiencia do mais alto nivel...Obrigado

Comentar post




Comentários recentes

  • Mauro

    Do best que ja vi na net...partilha de tecnicas e ...

  • Abilio Pires

    Caro senhor,Que bóia me aconselha para aguentar um...

  • João Silva

    Já há novidades?

  • Pedro Franco

    Ora ai está alguém que conhece a costa da Ericeira...

  • João Silva

    Tenho andado um pouco ausente, tanto do blog, como...