Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Pesquisar

 


Pesca à Bóia: iniciação

Sexta-feira, 29.05.15

Uma pequena abordagem a quem se queira iniciar na pesca à bóia, tão somente isso!

A cana não deve ser muito rija nem demasiado macia, não ser demasiado comprida porque fica mais difícil de manejar, nem deve ser muito pesada, visto estarmos com ela sempre na mão.
O tamanho ideial (dependendo das condições) deverá ser entre 4,30 e 5,00 m.
O carreto deve ter o tamanho apropriado que não desequilibre a cana, não sendo necessário para quem começa, um carreto caro (nem aconselho), basta ter dois a três rolamentos.
 

 

Na bobine do carreto, podem encher com linha mais barata, deixando espaço para no final caber aprox. 100 metros, ai sim com uma linha de qualidade. (não vou falar em marcas), a espessura poderá ser, isto a falar de monofilamentos, entre .20 e 0.25 mm.
 

Boias de pesca.jpg

Existem diversos tipos de bóias, como se pode constatar na imagem acima, terão que ser escolhidas consoante o estado do mar.

Uma regra simples e básica, quanto mais manso é o mar, mais delgadas e menos gramagem de chumbinhos deve levar. A cor da bóia deve ser preta, verde ou azul, cores escuras e de preferência com antena encarnada.

Resumindo, a bóia deve ser escolhida em função do estado do mar, para mares calmos, deve ser delgada (tipo caneta), com gramagens entre 5 e 10 gr, mar mais agitado e com ondulação, as ovais, com gramagens entre 8 a 20 gr.

 

No que diz respeito aos anzóis, aconselho dois, três tamanhos, não formatos.

O clássico que dá praticamente para tudo, seja para iscar com sardinha ou camarão, nº4 e consoante o peixe que ande na "zona" nº 6 ou nº8.

O Engodo tem uma importância enorme, nesta practica de pesca. A sardinha é sem dúvida, o mais eficaz. Tem como função fixar o peixe no nosso "pesqueiro".

O modo de fazer engodo é pisar a sardinha dentro do balde e ir adicionando água do mar até ficar desfeito, podendo levar um pouco de areia para fazer afundar o engodo.

 

Para uma primeira experiência na pesca à bóia. 

Em breve publicarei novos pormenores sobre este tipo de pesca. Falta falar sobre o estado do mar, entre muitos outros factores.... !

 

Boas pescarias!!!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por João Silva às 23:08

1 comentário

De Abilio Pires a 10.05.2013 às 13:24

Caro senhor,
Que bóia me aconselha para aguentar um filete de sardinha?
Estou a usar pião.
cmps
Abilio

Comentar post




Comentários recentes

  • Mauro

    Do best que ja vi na net...partilha de tecnicas e ...

  • Abilio Pires

    Caro senhor,Que bóia me aconselha para aguentar um...

  • João Silva

    Já há novidades?

  • Pedro Franco

    Ora ai está alguém que conhece a costa da Ericeira...

  • João Silva

    Tenho andado um pouco ausente, tanto do blog, como...